segunda-feira, 25 de julho de 2011

Viva as vovós da Ensc

Certo! Ta chegando o Dia da Vovó! Então, vamos falar sobre essa data e fazer uma homenagem a todas as vovós de Uruçuca e dos pimpolhos da Ensc. Porque, no Ensc Notícias é assim, a gente não esquece de ninguém!

Amanhã, 26 de julho se comemora o Dia da Vovó, a história ou a origem desse dia eu realmente não sei, mas, de uma coisa eu tenho certeza, toda vovó merece ter esse dia, porque, vovó é tudo de bom!

Cada ruga tua representa uma história

E são tantas…

Quantas experiências…

Quantas histórias para contar…

Quantos conselhos para dar…

Quanta paciência para nos suportar…

Esquecem a sua vida, para viverem a nossa

Sempre cheias de atenção,

De carinho, de amor.

Uma advogada na nossa vida

Mediadora nas nossas decisões

Você é o meio termo…

O equilíbrio…

A palavra de esperança

O colo que aninha

O ombro que apesar de cansado… apóia

O olhar de complacência

O oásis da segurança que aplaca a sede

E alimenta o corpo

Você é tudo de bom e de belo


Minha avó querida.


FELIZ DIA DA VOVÓ!!!!






Imagem: Google
Texto: Sandra Mamede

terça-feira, 19 de julho de 2011

A Música na Educação Infantil

A música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde os tempos mais remotos. Antes mesmo da descoberta do fogo, o homem já se comunicava através de gestos e sons rítmicos. Da China ao Egito, passando pela Índia e a Mesopotâmia, os povos atribuem poderes mágicos à música, sendo que essa linguagem musical antecede até mesmo a fala. De acordo com Bréscia (2003, p. 25), a música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam.

De fato, a música é um elemento sempre presente na cultura humana. Sendo imprescindível na formação da criança para que ela, ao se tornar adulta, atinja sua maioridade intelectual e exerça sua criatividade de maneira crítica e livre. O filósofo grego Platão, naRepública, corrobora com essa afirmação ao colocar a música (e também a dança) como disciplina fundamental na formação do corpo e da alma, isto é, do caráter das crianças e dos adolescentes.

Na contemporaneidade, com o surgimento e o desenvolvimento da psicologia e as suas conseqüentes descobertas, a pedagogia pôde contar com novas técnicas e instrumentos para trabalhar o processo de ensino-aprendizagem. Diversas atividades lúdicas vieram então contribuir para a educação infantil. A música ganha ainda mais importância por ser universal e por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos.

Hoje, em qualquer escola que trabalha com educação infantil predomina, interagindo com as outras disciplinas do currículo, como, por exemplo, a matemática (a própria escala musical é matematizada).

Nesse sentido, realizar trabalhos musicais na educação infanto-juvenil procura demonstrar a importância da música para a formação da criança. Isso vale tanto para as atividades escolares quanto para todas as outras atividades desenvolvidas para e com a criança.

Ademais, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo infante, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e exerça sua liberdade, tornando-o, no futuro, um ser autônomo e capaz de exercer com responsabilidade seu papel de ser autônomo e cidadão.


Acesse e assista esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6G8m8c_QVH4




Autor: Christiana Teixeira Coelho
Publicado por em abr 25, 2011 em Educação Infantil

Você sabia que algumas árvores são hotéis naturais?


Se o título do texto levou você a imaginar que pode passar as próximas férias hospedado em uma casa na árvore, trate de descer do galho! As árvores são hotéis naturais, isto é, o abrigo ideal para diversas espécies de animais. Ocos, copas e caules são propícios para a bicharada se proteger de tempestades, descansar, se alimentar e até ter seus filhotes.

Alguns animais utilizam as árvores apenas de passagem, mas outros fazem desses lugares suas moradas por bastante tempo. O manduvi, por exemplo, serve de hotel para várias espécies. Essa árvore, nativa do Pantanal, é de grande porte quando madura. Há mais de dez anos, sua importância ecológica é reconhecida internacionalmente por conta do trabalho desenvolvido pelo Projeto Arara Azul, que protege e conserva a arara-azul-grande. Esta ave de rara beleza utiliza quase todas as cavidades do manduvi para abrigar seus ninhos.

Além da arara-azul-grande, mais de 35 espécies – entre aves e mamíferos – realizam algum tipo de interação com o manduvi. É bem verdade que as aves são as que mais aproveitam! Algumas ficam lá durante toda a estação reprodutiva e constroem seus ninhos sobre a copa. As que estão só de passagem, apenas consomem suas flores e sementes, como a arara-canindé e o periquito-rico. Há os hóspedes que preferem escavar seus próprios ninhos no tronco, como o pica-pau-do-campo. Já o papagaio-verdadeiro, o gavião-relógio, o murucututu, o tucano-açu e o pato-do-mato costumam aproveitar a obra do pica-pau-do-campo para reprodução.

Entre os mamíferos que, digamos, tiram uma casquinha do manduvi está o macaco bugio, que consome um grande número de flores e sementes, e o tamanduá-mirim, que nos dias frios se abriga nas cavidades existentes no tronco dessa árvore.

Sabia que receber hóspedes é importante para as próprias árvores? Pois registre! Como os vegetais não se movem, dependem dos animais (e do vento) para dispersar suas sementes e promover a sua existência. As cores e os aromas da planta são um convite para que os animais venham saboreá-la.

Quando conservamos uma árvore, estamos, também, protegendo muitas espécies de animais.

Antônio dos Santos Júnior
e Andrelisse Arruda
Departamento de Ciências Biológicas
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/ULBRA.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

De volta às aulas


As férias terminaram e as crianças invadem a escola alegres e agitadas como nunca. Umas retornam loucas para contarem as novidades outras fissuradas pelas atividades. Todas terão a sua atenção e vão merecer um carinho especial. Estamos relaxados para recebermos nossos serezinhos prodígios.

Nesse retorno vamos reestabelecer as bases de uma amizade duradoura com nossos alunos, conversaremos bastante com eles e vamos nos comunicar mais através do blog Ensc Notícias e do nosso informativo Ensc Informa. Esse não é um bom momento para começar a corrigir as crianças e sim incentivá-las.

A vontade de aprender a ler, que a criança já traz de casa, pode ser incentivada através da leitura de textos infantis em sala. Todo o dia leia pedaços de historinhas com seus filhos que os resultados serão sublimes.

Distribua lápis e papel e deixe os meninos criarem à vontade. Essa é uma forma de você saber por onde começar quando for ensiná-los a escrever, mais tarde. Cartazes que contenham alegres mensagens de boas-vindas escritas em letras bem grandes também ajudam as crianças a se familiarizarem com a escrita.

Criança na Ensc é criança na frente.

Bom retorno.


A Diretoria

Forró Ensc foi bão demais

O Forró Ensc fez pais, alunos, funcionários e visitantes arrastarem o pé durante toda a tarde do dia 21 de junho. Confira os cliques da Asscom Ensc!


























































Fotos: Asscom Ensc