O Ensc Notícias passou de Rio Real (Bahia) e embarcou no Estado que acolheu João Gilberto em épocas de chumbo: SERGIPE. Localizado na Região Nordeste, tem como limites o oceano Atlântico à leste e os estados da Bahia, à oeste e ao sul, e de Alagoas, ao norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. Ocupa uma área total de 21.910 km², pouco maior que Israel. Em 2009, sua população foi estimada em 2.019.679 habitantes, o sexto estado menos populoso do país.
Bandeira oficial do Estado de Sergipe
A capital e maior cidade é Aracaju, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe. Outras cidades importantes são Lagarto, Itabaiana e Estância, todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas messorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.
Vista panorâmica do centro de Aracaju, capital de Sergipe
Na segunda metade do século XVI teve início a colonização do estado com a chegada de navios franceses onde os seus tripulantes trocavam objetos diversos por produtos da terra (pau-brasil, algodão, pimenta-da-terra). As atuações missionárias afastam esses franceses e vence os índios deixando assim um rastro da miscigenação.
Monumento que identifica a capital sergipana: araras e cajus
Garcia d’Ávila, proprietário de terras na região, iniciou a conquista do território. Contava com a ajuda dos jesuítas para catequizar os nativos. A conquista deste território e sua colonização facilitariam as comunicações entre Bahia e Pernambuco e impediriam também as invasões francesas.
Surgem os primeiros povoados, como o arraial de São Cristóvão. Originário do povoado de São Cristóvão, a capitania de Sergipe D’El-Rey foi colonizada em 1590 após a destruição de indígenas hostis e assim Sergipe começa a explorar o açúcar.
A 4ª cidade mais antiga do Brasil: São Cristóvão
Uma primeira tentativa em 1820 de conceder autonomia ao território fracassou. Somente em 1823, depois da independência, Sergipe recupera sua autonomia, se desmembrando da província da Bahia. Com a Proclamação da República, passou a ser Estado da Federação tendo sua primeira Constituição promulgada em 1892.
Hoje Sergipe possui o melhor IDH da região Nordeste (0,742) empatado com o estado da Bahia e sua capital foi nomeada "A Cidade com a melhor qualidade de vida do Norte/Nordeste" fato que tem chamado a atenção de pessoas de vários estados da federação e da própria Região Nordeste pelo seu crescimento e divulgação nos últimos anos. Marcelo Déda é o chefe de Estado.
Orla de Atalaia, a maior orla do Brasil
São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Japaratuba, Piauí, Poxim e Real são os rios principais que desenham Sergipe e suportam um clima tropical e pouco diversificado. Litoral mais úmido enquanto que no sertão se tem mais árido.
A cultura sergipana é tenaz e abastada. A literatura se enlaça com as ideias de poetas como Tobias Barreto, pensamentos de Silvio Romero e pinturas de J. Inácio. Na música se encanta na voz de Chico Keiroga, Antônio Rogério, Amorosa, Paulo Lobo, Patricia Polaine e bandas como Alapada, Naurêa, Maria Scombona e Calcinha Preta.
Artesanato dos Mercados Albano Franco e Thalez Ferraz
O folclore sergipano é rico e diversificado, reunindo elementos da cultura indígena, africana e europeia. Dentre as muitas manifestações folclóricas destacam-se o Reisado, Parafusos, Guerreiros, Lambe-Sujos e Caboclinhos, Cacumbi, Taieira, Samba de Parelha, São Gonçalo. Anualmente é realizado o Encontro Cultural de Laranjeiras, um evento que reúne musicais, apresentações de grupos folclóricos, grupos de discussão e exposições sobre o folclore no estado. Outro aspecro cultural fascinante são as disputas de quadrilha. Tem arrasta pé pra todos os gostos.
O artesanato é muito forte e sua vitrine maior são os Mercados Municipais Albano Franco e Thalez Ferraz. Rendas, crochês, redes, cerâmicas, bolsas de palha, flores, raízes e outros que contam com estrutura de bares e restaurantes como o do sanfoneiro Zé Américo do Campo do Brito.
Estádio Lourival Baptista, o Batistão
O futebol é o esporte mais popular. Inaugurado em 1969, o Batistão é o maior estádio de futebol de Sergipe, palco do clássico Sergipe x Confiança. Nas artes marciais e na ginástica olímpica dua campeãs: a karateca Mariana Dantas que conquistou o campeonato mundial júnior da modalidade e Larissa Barata partcipante da seleção brasileira em olímpiadas.
Sergipe é o menor estado do Brasil, mas é o maior em estado de espírito. O turismo aqui é “ducaraio”. Aracaju é linda e cheia de mimos históricos com destaque para a Ponte do Imperador. Suas praias, como as de Atalaia, Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo e Mosqueiro, todas no litoral sul de Aracaju. A Passarela do Caranguejo também é um grande atrativo, principalmente pelos bares temáticos como o Cariri.
Bar e Restaurante Cariri na Passarela do Caranguejo, Orla de Atalaia
Festas é o que bem se tem em Sergipe. Pré-Caju, Forró-Caju (com os melhores nome do forró), Verão Sergipe, Projeto Verão, Carnaval de Neópolis e outros. Cerca de 500 mil turistas visitam Sergipe nessa época.
Praias do litoral sul segipano são os points do verão. A Caueira no município de Itaporanga d'Ajuda e Saco e Abaís em Estância. Pirambu a 30 km ao norte de Aracaju, cujo acesso ficou facilitado pela construção no ano de 2006 da Ponte Construtor João Alves, que liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, que conta com uma base do Projeto Tamar.
Ponte Construtor João Alves que liga Aracaju ao litoral norte sergipano
As cidades históricas também tem seu charme: São Cristóvão, antiga capital fundada em 1590 e Laranjeiras, a 23 km de Aracaju que possuem um grande legado arquitetônico do século passado.
A cidade de Canindé de São Francisco, distante 186 km da capital é um dos pontos turísticos mais atrativos do estado de Sergipe. Aqui o Rio São Francisco foi represado para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, formando um lago de raríssima beleza, além dos famosos Cânios de Xingó arquitetados pelas mãos de Deus.
Cânios de Xingó, Canindé do São francisco ao norte de Sergipe
Sergipe espera sua visita na Feira Cultural Oxente Nordeste da Ensc. Venham!
Fonte: Wikipedia
Imagens:Google/Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário