terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bahia de Todos os Santos

O Ensc Notícias começa a sua caravana sobre a Feira Cultural Oxente Nordeste e, desembarca no berço do país canarinho. Começamos pelo lugar onde nasceu o Brasil: A BAHIA. Ela é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada ao sul da região Nordeste e é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação, possuindo um total de oito estados limítrofes, a saber: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (N); Tocantins e Goiás (O); Minas Gerais e Espírito Santo (S). Saiba + http://www.bahia.com.br/



Pintura do Pelourinho de Salvador


Ao leste, possui divisa com o Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567.692,669 km², sendo pouco maior que a França. A Bahia é o estado mais rico e com maior exploração do turismo de todo o nordeste.

A capital estadual é Salvador. Além dela, há outras cidades influentes como as capitais regionais como Feira de Santana, Vitória da Conquista e conurbação formada por Itabuna e Ilhéus.




Igreja do Senhor do Bonfim no alto da Colina
com suas místicas fitinhas


Foi na Bahia, na região de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, que a frota de Pedro Álvares Cabral chegou, em 1500, marcando o descobrimento do Brasil. Em 1º de novembro de 1501, o navegante genovês Américo Vespúcio descobriu a baía de Todos os Santos. A povoação formada nessas margens tornou-se a primeira sede do governo-geral, com Tomé de Sousa chegando em 1549 para ocupar o cargo.

A colonização portuguesa iniciou-se devido construção de um desenvolvimento econômico visando lucros para Coroa. A Conjuração Baiana, como revolta regencial, escreveu capítulos da história baiana contra ditames comerciais. Hoje a Bahia tem Jaques Wagner como gestor do Palácio de Ondina acompanhado pela Assembleia Legislativa, a organização judiciária e militar que toma conta desse território abençoado por Senhor do Bonfim.

A bandeira, o brasão e o hino são símbolos patrióticos que identifica a Bahia como participante federativa. A sua geografia assemelha-se com a do Brasil contabilizando 417 municípios cortados por rios, cachoeiras e formação rochosa como a Chapada Diamantina e Monte Pascoal. A vegetação vai da Mata Atlantica até a Caatinga do oeste. O clima é especialmente tropical que aquece o quarto maior estado em população.





A Badeira do Estado criada por Dr. Diocleciano Ramos


Acarajé, grande símbolo da gastronomia baiana.


Reserva da Mata Atlântica no distrito de Serra Grande, Uruçuca. Umas das mais preservadas do país.


A Bahia é recheada de variedades culturais exposta em grupos musicais como Olodum, na culinária como o acarajé, na religião com o Candomblé e na dança com a capoeira. Diversos museus são abertos para turistas e nativos apreciarem fragmentos culturais da terra de Jorge Amado, Caetano Veloso e João Gilberto. O catolicismo e o sincretismo religioso andam de mãos dadas para a fé baiana.



Bloco Afro Ilê Ayê no Carnaval de Salvador

Banda Olodum e Oldoum Mirim



Cantor e compositor baiano de Santo Amaro da Purificação, Caetano Veloso
, grande nome do cenário mundial.



Quando dizem que a “Bahia é festa o ano inteiro” não estão lorotando. A festa de Reis, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Carnaval de Salvador, São João no interior (Amargosa, Senhor do Bonfim e Ibicuí), micaretas, Festival de Inverno de Vitória da Conquista e de Lençois e tantos outros.

A Literatura é das melhores. Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro, Ciro de Matos, Jorge Medauar, Zélia Gatai. A Academia de Letras da Bahia e de Ilheús traduzem esse celeiro de intelectuais importantes Grandes Cantores saíram da Bahia para o mundo como Maria Bethânia, Gal Costa, Ivete Sangalo, Simone, Gilberto Gil, Raul Seixas, Daniela Mercury, Dorival Caymmi, Tom Zé, Novos Baianos, Margareth Menezes, Pity e estrelas da Axé Music como Chiclete com Banana, Timbalada e Asa de Águia

No campo do artesanato da Bahia, destacam-se a cerâmica decorativa, marca da influência indígena, a renda de bilros e outros tipos de bordados, bonecas de pano, os santeiros e carrancas, objetos feitos de couro, metal, pedras e os destinados à cozinha, como o pilão e gamela.

Os times do Bahia e do Vitória encantam suas torcidas em clássicos alucinantes conhecidos como BA-VI em campeonatos estaduais e nacionais. O esporte baiano conta ainda com campeãos de peso como Acelino “Popó” Freitas, Ricardo do volêi e canoagem.



A rivalidade do dois grandes times baiano BA xVI


Venha conhecer a Bahia pela astúcia dos nossos gigantes da Ensc. Venha conferir a Bahia de um jeito diferente através da Feira Cultural Oxente Nordeste.




Fonte: Wikipedia; Imagens: Google/Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário