terça-feira, 30 de outubro de 2012

Imigração: Do Líbano para Uruçuca


Os alunos da 3ª série da Escola Nossa Senhora da Conceição (ENSC) realizaram hoje, 30, pela manhã o projeto "Roda Viva Mirim". Esse trabalho foi feito na aula de história onde o assunto abordado foi Imigração no Brasil.

Na oportunidade eles receberam o libanês radicado brasileiro e filho de coração de Uruçuca, Antoine Adib Kortbany (mais conhecido como Tony).


Muitos dos imigrantes aterrissaram no eixo tupiniquim a procura de melhores condições de trabalho e de oportunidades em agricultura, pecuária e na ascensão do café. Já o caso de Tony quando perguntado pelos alunos o que fez ele vir, "foi devido a uma herança de tios que já moravam por aqui", disse.


Ele ainda completou que apaixonou-se de imediato pela região principalmente pela paz, pelas pessoas e as belezas embora demorou um pouco para se acostumar com a farinha e a carne de jabá. " Feijoada", respondeu quando foi indagado pelo prato brasileiro preferido.


Em 05 de maio de 1970, Kortbany chegou em Uruçuca a procura de sua tia Maria Ala e dali em diante se inicou uma linda história de amor. A aluna Roberta perguntou se pretendia voltar a sua terra natal e ele respondeu,"volto a minha terra a passeio e termino minha vida aqui no Brasil", disse.


Após variadas e inteligentes perguntas, Tony destacou que no Líbano crianças da idade da plateia que os ouvia, testemunham muito sofrimento, guerra, mortes e, que aqui as crianças uruçuquenses tinham mais paz.


A professora Bartira Sena Gomes agradeceu e finalizou o "Roda Viva Mirim" oferecendo comidas típicas e uma apresentação da dança do ventre. Tony por sua vez se despediu em árabe "Salam Aleikum", que quer dizer " a paz esteja com vocês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário