quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A importância de um psicólogo na escola

A importância de um psicólogo na escola

O psicólogo escolar que atua em instituição de Educação Infantil é considerado um educador, que age como mediador do conhecimento, tendo em vista proporcionar a contextualização da função social da escola com atividades educativas, conectadas com o mundo Real-Concreto que a criança está inserida.
Dessa forma, desempenha atividades com o foco no comportamento humano, desenvolvendo um trabalho voltado para a prevenção, bem como na mudança comportamental quando assim for necessário. Desta feita, executa ações que contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, que focam relacionamento interpessoal, comportamentos adaptativos, relações sociais, independência & autonomia, ética, valores, respeito, sexualidade, regras, limites e etc.
Vale a pena ressaltar que as crianças estão em processo de formação de personalidade, e que as mesmas já demonstram suas preferências, seus gostos, anseios, seus modelos de referência, suas vontades, medos, desejos e até mesmo algumas resistências frente ao novo e o que foi previamente delimitado. Em função disso, é importante que as intervenções sejam desempenhadas visando à orientação e estimulação do aluno, promovendo assim o desenvolvimento integral da criança em um ambiente socializador, contribuindo para o exercício da cidadania, superação de entraves e convivência social de forma harmônica.
Psicóloga da ENSC, Luciana Muniz
É importante frisar que alguns Transtornos de Personalidade e Condutas Inadequadas podem ter suas origens ainda na infância, por isso, é ideal que se desenvolva um trabalho preventivo, pensando no presente e no futuro da criança.
As evidências comprovam que a falta de delimitações de regras e limites, não acompanhar e supervisionar os comportamentos da criança, bem como, ser permissivo à satisfazer sempre as vontades do filho, favorecem condutas questionáveis, que conseqüentemente levam os pais a perderem o controle dos filhos ainda pequenos. Sendo assim, há grande possibilidade de quando chegar na fase da adolescência surgirem muitos conflitos em relação à permissividade dada, pois anteriormente as vontades eram satisfeitas e realizadas.
Por conseguinte, é conveniente enfatizar que as intervenções do Psicólogo Escolar, além de estarem voltadas para situações educativas, leva em consideração os aspectos orgânicos, emocionais, sociais e cognitivos, que interferem e repercutem de forma direta ou indireta no comportamento humano.
Na Escola Nossa Senhora da Conceição (ENSC), a psicóloga, Luciana Muniz, completa uma equipe gabaritada e multidisciplinar ampliando possibilidades ao processo educativo criativo, com qualidade e eficiência, se posicionando como um diferencial. Ensc Construindo Sonhos, Gerando Possibilidades.
Artigo de Joquebede Dias dos Santos - Psicóloga e Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário