quarta-feira, 21 de março de 2012

Poluição ameaça a vida do Rio Água Preta na cidade de Uruçuca







O Rio Água Preta pede socorro!

Poluição ameaça a vida do Rio Água Preta na cidade de Uruçuca

O Rio Água Preta que já foi símbolo de orgulho para os antigos moradores de Uruçuca, Sul da Bahia, inclusive tendo o nome do Rio como nome da cidade, hoje se encontra em calamidade. É o que constatou os alunos do 6.° ao 9.° ano da ENSC, em uma visita ao rio que aconteceu no dia 08/03 (quinta-feira).

Esta visita faz parte de uma atividade da disciplina Redação, sendo realizada pela Professora Eliene Nascimento. Os alunos tiveram a oportunidade de observar e analisar a situação em que se encontra o rio. Segundo depoimentos de alguns moradores entrevistados, em destaque Maria Soares Rodrigues, 64 anos “O rio era maravilhoso, tomávamos banho, lavávamos roupas e papeávamos as margens dele. Eram lindas manhãs e tardes, compartilhados com aconchego por todos que ali se encontrava, eu como moradora antiga, fico muito triste em ver o rio da minha infância, adolescência, ser reduzido a “deposito de lixo”, outro morador João Caldas, 46 anos, “tomava banho, pescava. Quando vinha do baba, todos se banhavam no rio, e aos domingos reuníamos a turma para fazer piqueniques, lembra ele cheio de nostalgia, o que fizeram do nosso rio?

Os alunos registraram esses momentos de emoção e ficaram tristes com o que viram nas águas: Objetos de esgoto, lixo, pneu velho e cachorro morto.

O aluno Mateus desabafa: Só nos resta que as autoridades tomem uma providencia e que nós cidadãos tenhamos sempre uma atitude de respeito e cuidado com o nosso patrimônio.

Luana, outra estudante destaca: “a sociedade tem que colaborar deixando de jogar lixo no rio”.

“Essa atividade foi muito importante para a gente, porque ficamos sabendo como era o Rio Água Preta antes e hoje, opinião da aluna Nathalia”.

“Meu pai sempre me contou que quando era criança ele e seus irmãos gostavam de tomar banho nas Águas limpas do rio” Revelou o aluno Vinicius.

O aluno Arthur lembrou: “Existe um tema chamado Água Preta nas versões Mirins e adultas” deixo claro o interesse da população em não esquecer o rio.

O curioso foi observar que a vida insiste em lutar: alguns dos alunos encontravam um filhote de garça nas margens do rio, o que revela que ainda existe esperança.

“O Rio Água Preta tem esse nome por causa da coloração escura de suas águas “disse o estudante Jonathan.

Esse fenômeno é resultado das raízes das árvores que penetram no seu leito. Porem o que se viu foi uma água suja que não se parece em nada com sua coloração natural. Enfim fica a esperança que um dia o Rio Água Preta volte a ser o orgulho dos moradores da cidade, como lembrou a moradora Joana Cardoso, 46 anos, “cada um tem que fazer a sua parte, porque juntos somos forte, temos que valorizar e respeitar o nosso rio, porque ele é vida”

Obrigada a todos que colaboraram com esse trabalho, lembrando que o nosso lema é Preservar, e que fique aqui o nosso apelo:

CUIDEM DO RIO!


13 comentários:

  1. Essa poluição esta acbando com o planeta isto,nã pode continuar assim.As pessoas podem morrer com essa poluição,o Rio Aguá Preta era muito lindo pois este rio está acabando acabando com o Uruçuca.Ajude a preservar Uruçuca.
    O Planeta Agradesse

    Filipe Souza Moura

    6º Serié

    ResponderExcluir
  2. Esta poluição é horrivél para o nosso planeta , se isto continuar o rio vai apodrecer e Uruçuca vai ficar com um cheiro horrivél .
    VAMOS PRESERVAR!
    SE NÓS PRESERVAMOS MAIS VIVEREMOS MAIS !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa poluição esta acabando com o nosso planeta,e se isso continuar o mundo vai virar um caos de poluição, entao temos que parar com isso.

    o planeta agradece por sua atenção a esses fatos

    ResponderExcluir
  4. Essa poluição,é inaceitável,pois este rio é uma das nossas riquezas.Vamos dar um rumo melhor a esse rio:Preservando,incentivando outras pessoas a cuidar desse bem tão precioso,isso não fará bem,só ao rio,e támbem á nossa qualidade de vida.


    GABRIEL SANTANA REIS

    7ºANO

    ResponderExcluir
  5. Essa poluicão no agua preta poderá causar muitas doenças para os moradores de Uruçuca-Ba,e se isso nao parar o mundo vai virar um caos de tanta poluição que esta acontecendo,eu peço ajuda a todo mundo que esta lendo esse comentário para preservar o Rio.

    O planeta agradece a sua atenção a esses fatos

    6º série

    ResponderExcluir
  6. nosso lema é preservar o mundo para que o nosso futuro não seja horrivel como vemos hoje vamos presevar

    ResponderExcluir
  7. O Agua Preta esta muito, poluido muita gente joga lixo no rio, animas de estimação,comida e etc... Eu quero que as pessoas que esta vendo este comentario que ajude o rio ea cidade de uruçuca.Eu peço com muito carinho e amor.Quem ajudar a limpar o rio eo planeta ,eu vou agradecer muito por ter ajudado o nosso planeta! jhuliene 6 Serie.

    ResponderExcluir
  8. Realmente a situação do rio esta critica, ja ouvi muitas histórias de quando esse rio era limpo e que podiam aproveitar bem mais e de muitas formas, porém a população não ajudou a preservar e agora o rio vai de mal a pior, bom, pelos meus poucos conhecimentos a unica forma de melhorar as condições seriam com tecnologias qq por aqui nãe tem, mas ajudaria se não jogasse lixo nele!
    - Débora Stefany O.F. [9º ano]

    ResponderExcluir
  9. O Rio Água Preta que já foi símbolo de orgulho para os antigos moradores de Uruçuca, Sul da Bahia, inclusive tendo o nome do Rio como nome da cidade, hoje se encontra em calamidade.
    Vemos o rio com um pessimo estado,afinal o que podemos dizer dele?chamamos de rio,será que realmente vale a pena chama-lo de rio? NÃO com certeza,o que era um rio não se encontra em condições de ser chamado de rio pois mais se parece com um esgoto.
    Pesoas não joguem lixo no rio, pra que exite o lixo?! então vamos preservar o que há de mais belo na natureza...

    Ailla Nétoly 8ª

    ResponderExcluir
  10. gostei da iniciativa de mostrar a realidade do nosso rio se as pessoas tIvessem conscientização poderiam salvar parte do rio pois só assim teríamos uma cidade melhor e viveriamos em paz com a natureza

    Luis Felipe and Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da iniciativa dessa reportagem,e creio que seria bom se os moradores da cidade tivessem a consientização e parassem de poluir o rio, pois ele faz parte da história da cidade.

    Jorge luis e Marcos
    9° ano

    ResponderExcluir
  12. Com a poluição do Rio Água Preta, observamos que a nossa cidade está sendo totalmente acabada por causa de nós mesmos, com isso temos consciência que estamos sendo prejudicados, mas não tomamos boas providências.

    Lavínia Hiwllery e Sizini Ribeiro 7ªsérie

    ResponderExcluir
  13. Nossa que rio poluido pois eu vou fazer minha parte pq eu gosto muito da cidade de uruçuca

    ResponderExcluir