quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pernambuco vai fazendo buco-buco

A origem do nome Pernambuco é controversa, alguns estudiosos afirmam que era a denominação nas línguas indígenas locais da época do descobrimento para o pau-brasil (Caesalpinia echinata). A mais aceita no entanto é que o nome vem do tupi Paranã-Puca, que significa "onde o mar se arrebenta", uma vez que a maior parte do litoral do estado é protegida por paredões de recifes de coral.

Bandeira do Estado de Pernambuco


O município mais populoso é o Recife, sede da Região Metropolitana do Recife (RMR), seguido em população por Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, que também se encontram na RMR. Outros municípios importantes são Vitória de Santo Antão e Goiana, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Petrolina, na Região do São Francisco; e Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Araripina, no Sertão.


Praia de Boa Viagem em Recife, capital do Estado


A história de Pernambuco começa com a expedição de Gaspar de Lemos, em 1501, que teria criado feitorias ao longo da costa da colônia portuguesa e muito provavelmente em Igarassu, local ao qual, anos depois, Cristóvão Jacques estaria incumbido da sua defesa. Erguida, provavelmente, na entrada do Canal de Santa Cruz, em Igarassu a feitoria teria por objetivo estabelecer vínculos com os nativos, obter informações acerca das possíveis riquezas do interior e vigiar o litoral de possíveis investidas de navios de outras nações. É oficializada em 1532, quando foi criada a capitania de Pernambuco.

Maurício de Nassau ajudou a desenvolver a cidade com diversas obras de infra-estrutura, benefícios fiscais e empréstimos.
Pernambuco é um dos menores estados do país. Apesar disso, possui paisagens variadas, entre elas estão: serras, planaltos, brejos, semi-aridez no sertão, e diversificadas praias na costa.


Praia de Fernando Noronha, ilha pertencente ao Estado de Pernambuco



O Estado está inserido na zona intertropical, logo apresenta predominantemente temperaturas altas, todavia o quadro climático é bem diversificado devido à interferência do relevo e das massas de ar e é cortado por diversos rios. As ilhas têm estações de pesquisa ambiental.
A vegetação litorânea do estado de Pernambuco apresenta, matas, manguezais e cerrados. São Francisco, Capibaribe, Ipojuca, Una, Pajeú e Jaboatão são os rios principais. O São Francisco é de importância vital para o interior do estado, principalmente para distribuição de umidade através de irrigação.


A velha e cultural dança do Maracatu


A economia se baseia na agricultura (cana-de-açúcar, mandioca), pecuária e criações, bem como na indústria (alimentícia, química, metalúrgica, eletrônica, têxtil).
No Recife o Galo da Madrugada é o maior bloco carnavalesco do mundo, e que em 1995 foi registrado no Guiness Book, reunindo um número de pessoas quase igual à população da cidade? A igreja católica mais antiga do Brasil, construída em 1535, está localizada em Igarassu, Pernambuco.



Imagem representativa da dança mais popular de Pernambuco, o Frevo

O litoral do estado de Pernambuco tem cerca de 187 km de extensão, entre praias e falésias, zonas urbanas e locais praticamente intocados. Além das praias, possui o arquipélago de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade, e suas 16 praias. As praias do litoral sul de Pernambuco contam:

*Recife (Boa Viagem e Pina)
*Jaboatão dos Guararapes (Barra de Jangada, Candeias, Piedade)
*Cabo de Santo Agostinho (Calhetas, Enseada dos Corais, Gaibu, Itapuama, Paiva, Paraíso, Suape e Xaréu)
*Ipojuca (Camboa, Cupe, Muro Alto, Pontal de Maracaípe, Porto de Galinhas e Serrambi)
*São José da Coroa Grande (São José da Coroa Grande Barra da Cruz, Gravatá e Várzea do Una)
*Sirinhaém (Barra de Sirinhaém, Guadalupe e Gamela)
*Tamandaré (Tamandaré, Mamocambinhas e dos Carneiros)
*As praias de Piedade e Candeias


Bloco recifense de enorme importância chamado de Galo da Madrugada


O Litoral Norte do Estado é mais densamente habitado do que o litoral sul, quase urbanizado por completo desde a Região Metropolitana do Recife até a divisa da Paraíba. Tem um dos sítios históricos mais importantes da região, como os municípios de Olinda, Itamaracá e Goiana, que começaram a ser povoados em 1508. Construções do brasil-colônia, como o Forte Orange, são muito visitadas por turistas que passam pela região.


Bonecos temáticos usados em carnavais, conhecido como Bonecos de Olinda

Pernambuco é outro estado repleto de ilustres filhos: o escritor Ariano Suassuna, o sociologo Gilberto Freire, o modernista Manoel Bandeira e João Cabral de Melo Neto.
A música é outra vertente latente. Pernambuco tem cantores de A a Z. O astuto Alceu Valença, Bezerra da Silva, Chico Science, Dominguinhos,Geraldo Azevedo, Lenine, Luis Gonzaga, Otto, Reginaldo Rossi e Zenilton.


Cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença


Venham “frevear” com a gente na Oxente Nordeste





Fonte:Wikipédia
Fotos e Imagens: Google Imagens



Um comentário:

  1. Estava fazendo uma pesquisa de imagens sobre o meu estado Pernambuco...e daí achei esse blog, fiquei tão feliz por essa pesquisa pq muitas pessoas pensam que Pernambuco, Recife só tem mata e índio, bom esclarecer isso!! Tenho mto orgulho de ser nordestina!!!

    ResponderExcluir