terça-feira, 31 de agosto de 2010

Oxente Nordeste sem o porreta do Gonzagão não tem graça não

Segundo o site Wikipedia, Luis Gonzaga nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições.
Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.


Cantor e compositor Luis Gonzaga


História "boíta" assim tem que ser propagada sô e, a Oxente Nordeste homenageou esse "cabra véi" com toda pompa. A mãe Vammile Santana, antes, expôs sua biografia e sua discografia com maestria. Em seguida o rei do baião, Diogo, tocou o fole da sanfona e a turminha caiu no forró.

A biografia em cartaz feito por tia Bartira e seus alunos

A mamãe Vammile Santana falando sobre Gonzagão

Luis "Diogo" Gonzaga e seus flautistas




Ao som do legitimo forró a galera caiu na dança






Fonte:Wikipédoa
Texto:Alano Sena Gomes
Fotos:Maria Augusta
Imagem:Google/Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário