terça-feira, 3 de agosto de 2010

A escola que forma para vida


A escola que forma para a vida é uma escola identificada e empenhada em gerar e defender valores. O antivalor deve ser eliminado do processo já na origem para evitar degenerações. Não se pode pensar em qualidade se não há foco permanente nos valores. A proposta de busca de excelência deve ser a cara da escola: a sua maneira de ser, pensar e agir.

Cada escola tem seu perfil, tem a sua maneira de ser, tem as suas particularidades, tem a sua identidade que deve ser preservada, embora deva evitar posições duras. Não significa postura indiferente diante de situações que comprometam a instituição, a sua proposta pedagógica e os valores por ela defendidos. E a escola de iniciativa privada precisa se afirmar e garantir o espaço que lhe é conferido pela Constituição Brasileira, como atividade de iniciativa privada realmente, deixando de lado a falsa humildade e a gestão amadora para não fazer o jogo dos não cuidadosos, dos oportunistas e tantos outros que premeditadamente, de má-fé, pregam que a escola privada é concessão ou delegação do poder público. Enquanto gestores e educadores não tiverem essa consciência, fica difícil fazer da escola um ambiente de fato que

A escola que forma para vida deve ser um espaço de promoção das pessoas, deve constituir ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada a todos os alunos diferenciando-se de outras práticas educativas, tais como as que acontecem na família, no trabalho, no lazer e no convívio social de modo geral.

É missão da escola que forma para vida criar oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais, cognitivoafetivas, éticas e estéticas, pelo processo de construção do conhecimento. É preciso que todos os alunos desenvolvam sua capacidade e aprendam conteúdos essenciais que lhes sirvam de instrumentos de compreensão da realidade e participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e amplas.

É dever da escola que forma para vida desenvolver o sentido da individualidade e da identidade do aluno e isto faz por meio da participação no processo social, assimilação cultural e no desenvolvimento de valores e atitudes. Nós nos construímos como pessoas iguais e, ao mesmo tempo, diferentes de todos os outros.

As mudanças nas relações entre conhecimento e trabalho exigem que os estudantes desenvolvam capacidade de iniciativa e inovação. Isso significa que atual função da escola que forma para vida é preparar os jovens para um processo de educação permanente. A escola hoje de vê formar e capacitar os estudantes para aquisição de novos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de profissional. O estudante deve estar preparado para lidar com novas tecnologias e linguagens e responder a novos ritmos e processos. O papel da escola diante das rápidas mudanças, em que o conhecimento é considerado como recurso controlador, é fator de produção fundamental.

Cabe à escola que forma para vida imprimir uma dinâmica de ensino que favoreça não só o desenvolvimento de potencialidades do trabalho individual e, sobretudo, do trabalho coletivo. A escola que forma para a vida deve promover uma educação universal que inclua, junto aos estudantes de todos os níveis e de todas as idades, a motivação para atender e a disciplina do aprendizado permanente.

Fazer educação integral é trabalhar o ser humano completo, com todas as suas dimensões disponíveis, nas várias ocasiões e circunstâncias. É levar o indivíduo a ser senhor da sua própria vida, de maneira mais harmônica, equilibrada e realizada.

Texto: Prof. José Ferreira de Castro

Foto: Google Imagens

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